MAMAMOO

mamamoo-melting-img

MAMAMOO (em coreano: 마마무) é um girl group sul-coreano que estreou sob a WA Entertainment e hoje é administrado pela RBW Entertainment. É formado por quatro integrantes: Solar, MoonByul, WheeIn e HwaSa. Seu clipe de estreia, “Mr. Ambiguous“, foi lançado em 18 de junho de 2014. O aniversário de debut do grupo é comemorado em 19 de junho, pois é a data em que as meninas subiram ao palco como MAMAMOO pela primeira vez, no programa M!Countdown. Sua estreia foi considerada uma das melhores estreias do K-Pop em 2014 por mídias coreanas e internacionais.

Pré-estreia

MAMAMOO teve uma canção colaborativa com Bumkey chamada “Don’t Be Happy“, que estreou em 8 de janeiro de 2014. Elas também colaboraram com K.Will na canção “Peppermint Chocolate“, com a participação de Wheesung, e a aparição de membros do boy group VIXX no vídeo. Essa canção alcançou o 10º lugar na contagem de downloads digitais da Gaon Chart na semana de 16 a 22 de fevereiro e 11º lugar na parada digital geral dessa semana. Em 30 de maio, MAMAMOO lançou uma canção colaborativa com Geeks chamada “Hi Hi Ha He Ho”.

2014: Estreia, Hello, e Piano Man

Em 18 de junho, o primeiro single do grupo, “Mr. Ambiguous”, foi lançado digitalmente com seu primeiro mini-álbum, HELLO. O vídeo para a faixa principal contou com Jonghyun do CNBLUE, Baek Ji-young, Wheesung, Jung Joon-young, Bumkey, e Rhymer. O mini-álbum inclui duas colaborações lançadas anteriormente, a canção título, e três canções inéditas. Em 19 de junho, o mini-álbum físico HELLO foi lançado. O grupo realizou sua primeira apresentação em 19 de junho no M! Countdown. Durante as promoções de “Mr. Ambiguous”, MAMAMOO também apresentou “Peppermint Chocolate” com K.Will e Ravi do VIXX no “Music Bank Especial Half-Year” em 27 de junho. Em julho, MAMAMOO lançou sua primeira canção para uma trilha sonora intitulada “Love Lane”, para o drama coreano Marriage, Not Dating.

Em 18 de novembro, o grupo iniciou as promoções para a faixa título de seu mini-álbum, “Piano Man“. A canção e seu vídeo foram lançados digitalmente em 21 de novembro. De acordo com a Gaon Music Chart, MAMAMOO ocupou o 10º lugar em vendas digitais entre os girl groups, 19º lugar entre as vendas de álbum, e 11º lugar entre as vendas globais de música em 2014.

Em janeiro, MAMAMOO se apresentou pela primeira vez no programa “Immortal Songs 2”, com uma interpretação de “Wait a Minute”, de Joo Hyun Mi. Elas ganharam duas das três rodadas da competição, perdendo na rodada final para Kim Kyung-Ho. A participação no programa se tornou um marco para o grupo, levando MAMAMOO a se tornar assunto de artigos coreanos e a ganhar maior visibilidade do público.

2015: “Ahh Oop!” e Pink Funky

MAMAMOO lançou o vídeo musical para a canção “Ahh Oop!” em 2 de abril de 2015. A canção é uma colaboração com a cantora coreana-americana e colega de gravadora eSNa, que participou anteriormente da canção do grupo “Gentleman”. As promoções de “Ahh Oop!” duraram apenas 2 semanas.

O grupo viajou para Ulaanbaatar, Mongólia, para apresentar-se em um evento patrocinado pela embaixada sul-coreana na Mongólia em 13 de junho com Crayon Pop e K-Much. O evento foi um concerto comemorativo realizado em comemoração ao 25º aniversário das relações diplomáticas entre Coreia do Sul e Mongólia. Foi a primeira viagem internacional de MAMAMOO.

MAMAMOO fez seu comeback com a canção “Um Oh Ah Yeh” em 19 de junho, juntamente com o lançamento de seu segundo mini-álbum Pink Funky. Apesar da grande concorrência do período de comebacks de verão, “Um Oh Ah Yeh” chegou a 1º lugar em diversos charts de música.

Em 23 de agosto, MAMAMOO realizou o 1º Fanmeeting oficial do grupo, o “1st Moo Party”, e os 1.184 ingressos para o evento se esgotaram em menos de 1 minuto.

Em 03 de outubro, o grupo fez sua primeira viagem para fora da Ásia. MAMAMOO se apresentou em terras americanas, no Los Angeles Korean Festival Foundation.

Em 31 de outubro, as meninas conquistam seu primeiro troféu no programa “Immortal Songs 2” com sua versão da canção “Hinterlands”, de Baeho.

O ano de 2015 se encerrou com MAMAMOO sendo escalado pela primeira vez para todos os especiais de fim de ano das maiores emissoras da TV coreana (SBS, KBS e MBC).

2016 – Melting e Memory

No dia 26 de janeiro de 2016,  MAMAMOO lançou a música “I Miss You”, do seu 1º álbum completo, chamado Melting. No dia 12 de fevereiro, mais uma música foi lançada, “1cm Pride (Taller than You)” junto com um vídeo-clipe para a faixa. O álbum completo foi lançado no dia 26 daquele mês, debutando em 3º lugar no Gaon Chart. A música de trabalho “You’re the Best (넌is뮌들)” também debutou em 3º lugar, mas atingiu a primeira posição logo na semana seguinte, tornando-se o primeiro single nº1 do grupo.

Em 28 de fevereiro, a faixa “You’re The Best” recebeu o certificado de PERFECT ALL KILL, que significa que a música esteve em 1º lugar em tempo real, ranking diário, e classificação semanal em todos os sites de música coreanos.

No dia 6 de março, MAMAMOO venceu pela primeira vez na carreira um programa musical coreano. O troféu foi entregue no programa “Inkigayo”, e foi seguido por mais 7 vitórias nos próximos dias. MAMAMOO obteve pelo menos 1 vitória em cada um dos programas musicais coreanos, exceto no “Music Core”, pois o programa não funciona mais no sistema de disputa e não anuncia vencedores semanais. As promoções de “You’re The Best” se encerraram com MAMAMOO ainda figurando entre os indicados a 1º lugar em diversos programas, e totalizando 8 vitórias.

Em 30 de abril, MAMAMOO recebeu seu 2º troféu do programa “Immortal Songs 2”, pela apresentação da canção “Blissful Confession”, de Yoon Soo Il.

Nos dias 13 e 14 de agosto aconteceu o primeiro show solo da carreira do grupo, o MOOSICAL. Os ingressos para a primeira noite do evento (6.200 entradas no total) também se esgotaram menos de 1 minuto após a abertura das vendas. O Seoul Olympic Hall contou com lotação total em ambas as apresentações.

Em 31 de agosto, pela primeira vez MAMAMOO tem lançamentos oficiais de sub-units, com Solar e WheeIn interpretando a canção “Angel” como a unit Angel Line, e MoonByul e HwaSa formando a unit Rapper Line com a música “Dab Dab“. As músicas tiveram lançamentos digitais e vídeos gravados no primeiro show solo do grupo. Não houveram promoções e nem lançamento de álbum físico para a ocasião.

Em 20 de setembro, o grupo lançou digitalmente a canção “New York“, que se trata de um pré-lançamento para o próximo álbum.

O mini-álbum Memory é lançado oficialmente no dia 7 de novembro, ao mesmo tempo que os vídeos para música promovida “Décalcomanie” e para a música escrita pelas meninas para os fãs, “Never Letting Go” (I Love U Too/Tears).