WOMEN’S CENTRAL MAGAZINE: QUEM É MAMAMOO?

WOMEN’S-CENTRAL-MAGAZINE

Artigo publicado na edição de outubro de 2014 da revista Women’s Central

No campo de batalha de girl groups deste verão, o artista estreante que chamou a atenção das pessoas foi Mamamoo. Em uma única tacada, o talentoso girl group Mamamoo ficou
em #1 nas paradas de música com “Um Oh Ah Yeah”, ascendendo seu nome com confiança à posição de “Girl Group Tendência de 2015”. Mamamoo é um nome único e só desperta o interesse em tudo sobre elas.

A cena de K-Pop deste verão foi abertamente uma batalha agressiva dos grupos femininos; SNSD, Wonder Girls, Sistar, AOA, e até mesmo A Pink. O tempo habitual de promoção de verão, que vai de meados de junho a agosto, consistiu em lançamentos musicais de mais de 10 grupos femininos. A competição foi tão feroz que o verão foi ainda chamado de “Cerimônia de Girl Groups de 2015”. De girl groups que fazem os fãs tiozinhos¹ desmaiarem, houve também novos nomes que surgiram para marcar presença. Faz apenas um ano e meio desde que estreou, mas Mamamoo garantiu a sua bandeira da vitória na batalha de girl groups com seu segundo mini-álbum “Pink Funky” e a faixa título “Um Oh Ah Yeah”.

Na maioria das vezes, os conceitos dos grupos femininos são uma coisa ou outra: fofo ou sexy. Junto com isso, há uma pegajosa ‘canção chiclete’, uma dança simples e fofa com um movimento de assinatura. Em seguida, vem a quantidade infinita de aparições em programas de variedades para ganhar popularidade e aumentar o interesse no grupo. Esta é uma tática comum usada no negócio do entretenimento. No entanto, Mamamoo mostrou toda uma variedade de gêneros em musicalidade, de todos os ângulos. Mesmo antes de sua estréia os rumores diziam se tratar de um grupo muito habilidoso. Após a sua música de estréia² “Don’t Be Happy”, outros lançamentos como “Peppermint Chocolate”, “Mr. Ambiguous” e “Piano Man” têm incorporado o gênero retrô como seu principal estilo, mas elas também exibem R&B, Disco, Rap e Hip-Hop. Elas estiveram no palco do “Immortal Songs” do canal KBS2, realizando covers das canções de seus sunbaes de maneira perfeita, ganhando o título de “Ídolos Habilidosos”. Isto não é surpreendente, especialmente com “Um Oh Ah Yeah” classificado em #1 nas paradas de música. O fancafe do grupo em um curto período de tempo somou mais de 30.000 membros e os ingressos para seu primeiro fanmeeting se esgotaram em 1 minuto. Com tantos nomes de girl groups por aí, pode ser difícil se lembrar de todos eles, ou até mesmo de um. Dentro deste espaço limitado, Mamamoo mostrou performances energéticas e entusiasmantes, e fora do palco, elas mostram um charme desastrado inesgotável. Para as 4 ‘Beagle Idols’ (Solar, MoonByul, WheeIn, e HwaSa), nós demos 8 palavras-chave para discutir.

Lendo Mamamoo com 8 Palavras-chave

Uma performance diferente toda vez

Mamamoo faz pequenos improvisos em sua performance ou letras da música a cada apresentação. Mesmo que sejam todas performances de “Um Oh Ah Yeah”, as apresentações para o MBC “Music Core” são diferentes em comparação com as para o KBS “Music Bank”. A verdade em fazer que cada apresentação seja diferente durante o período de promoção não é fácil e requer muita prática e idéias criativas.

HwaSa: “Na letra de ‘Um Oh Ah Yeah’, há uma linha que diz ‘Unnie, quem é essa garota? Oh meu Deus’. Em cada apresentação, esta linha é dita de forma diferente. Há os ad-libs, às vezes nós planejamos as coisas antes de subir no palco. É divertido para nós e as pessoas que nos assistem conseguem antecipar isso, por isso nós continuamente fizemos coisas novas.”

A ideia de fazer as coisas mudarem em cada apresentação foi do produtor e compositor de Mamamoo, Kim Do Hoon.

Solar: “Eu acho que o grande ponto forte de Mamamoo são as nossas performances. Na percepção do público, não faz nenhum sentido assistir as mesmas apresentações repetidas vezes. Queremos ser cantoras que as pessoas assistem porque nós proporcionamos uma nova experiência a cada vez. Nos prepararmos para fazer todas as apresentações diferentes também é divertido para nós. Podemos rir e experimentar coisas novas ao olhar nos olhos umas das outras, mas também ficamos nervosas sobre cometer mais um erro.”

Um Oh Ah Yeah, Debut no 1º lugar

Mesmo um cantor veterano com 10 anos de carreira sente a pressão da colocação nos charts de música em cada comeback. Com novos lançamentos saindo todos os dias, é difícil chegar nas classificações mais elevadas. Em 19 de junho, Mamamoo lançou “Um Oh Ah Yeah”. A canção entrou na parada com uma alta classificação e, em seguida, chegou a tomar o #1.

WheeIn: “Assim que soubemos que éramos #1, nós ficamos tipo ‘Sério? Isso é mentira’. Foi tão inacreditável que nós ficamos muito neutras a respeito disso, na verdade. Todas nós fingimos que não estávamos nos importando muito com isso, mas sempre que tínhamos tempo livre, nós íamos pros sites de charts de música só pra olhar (risos). É a primeira vez que entramos nas paradas com classificações elevadas, por isso ficamos muito felizes.”

Até agora, elas vinham produzindo música com um estilo retrô, mas desta vez, “Um Oh Ah Yeah” é uma música de dança em ritmo acelerado. Membros do Mamamoo participaram na composição da canção.

MoonByul: “Quando nós ouvimos a canção pela primeira vez, nós gostamos de verdade, mas estávamos um pouco preocupadas já que era diferente das músicas que tínhamos lançado antes. Nós não sabíamos se a canção iria bem.”

Ídolos que fazem tudo sozinhas, até o planejamento das apresentações

Independentemente de ser apenas um artista novato, Mamamoo cria a coreografia para a canção, escolhe seus figurinos, e planeja suas apresentações, tudo por conta própria. Elas pensam em ser auto-suficientes desde seus dias de trainees e que fazendo isso vai ajudá-las a desenvolver rápido como artistas.

WheeIn: “Eu acho que já se tornou rotina para nós agora, uma vez que nós fazemos as coisas assim desde quando éramos trainees. Mas, claro, há as opiniões dos profissionais em torno de nós que refinam qualquer idéia que possamos ter.”

HwaSa: “Como se eu estivesse estudando, eu assistia um monte de clipes de apresentações internacionais. Nós até tivemos reuniões de debate de ideias. Temos um monte de compromissos hoje em dia, então eu não tenho muito tempo para assistir a vídeos, e isso é meio frustrante. Eu também tenho a sensação que isso (fase de planejamento) é desgastante.”

Performances de covers no “Immortal Songs” também foram planejadas por elas mesmas.

Solar: “Nós também planejamos as performances para o ‘Immotal Songs’ sozinhas. Foi cansativo, mas temos um forte sentimento de satisfação depois de terminar essas performances.”

MoonByul: “Embora possa ser difícil durante os momentos de preparação, nós achamos que encontrar roupas que se adequem a nós, individualmente, é a coisa certa a se fazer. Quanto mais difíceis as coisas são, melhores os resultados que obtemos, então eu acho que podemos continuar nos esforçando nesse sentido no futuro.”

Mais populares com as garotas, girl crush

Se você ouvir os fanchants de Mamamoo, o volume de vozes femininas parece ser significativamente mais elevado. O fanclube do Mamamoo, chamado ‘Moomoo’, também é composto de muitas fãs femininas. Quando uma fã apoia um ídolo do sexo feminino, e elas sentem os encantos e atração desse ídolo feminino apesar de também ser uma mulher, isso é referido como um “girl crush”. A “aglomeração de fãs do sexo feminino” está crescendo devido ao conceito de cross-dressing no vídeo da música. A história dentro de “Um Oh Ah Yeah” é sobre uma garota que se apaixona por um cara à primeira vista, apenas para descobrir que o cara era na verdade uma garota. No vídeo da música, MoonByul, HwaSa e WheeIn fizeram o cross-dressing como homens, mas entre as três, a aparência de rapaz bonito de MoonByul como homem se tornou um tema quente.

HwaSa: “WheeIn e eu passamos por um tratamento especial de maquiagem. Nós pensamos ‘Quando é que teremos a chance de fazer isso de novo?’, então foi divertido.”

WheeIn: “No fanmeeting, houve um momento que eu fiquei com lágrimas nos olhos, e foi quando os fãs ergueram uma faixa que dizia ‘Nós não as abandonaremos’. Eu estava tão grata por essas palavras que eu chorei.”

Dançando loucamente, Beagle-Idols.

O termo Beagle-Idols é dado aos ídolos masculinos que gostam de brincar, porque a natureza brincalhona deles se assemelha a dos Beagles que são brincalhões, mas causam um monte de acidentes. Sem dúvidas, Mamamoo também são Beagle-Idols. Se o vídeo delas dançando loucamente for assistido, elas só podem ser…

WheeIn: “Eu acho que uma das maiores razões que as pessoas gostam de nós é porque somos amigáveis. Também porque nós realmente não tentamos parecer empertigadas e formais (risos). Passamos a sensação de conforto de vizinhas que moram ao lado. Se tirarmos nossas maquiagens, nos tornamos aquela garota na porta ao lado.”

Um período de treinamento de 3 anos, e depois da estreia, as membros moravam juntas e viam as caras uma das outras em uma base diária por um ano. O que é tão engraçado, que as meninas começam a explodir em gargalhadas com a visão de coisas como folhas flutuando ao vento.

Solar: “Quando éramos trainees, nós unanimemente combinamos de arranjar um lugar para viver, um quarto no último andar, e morar juntas. WheeIn morava com sua tia naquela época. Aqueles tempos eram muito divertidos.”

Hwa Sa: “Essa época foi nosso período de pagar aluguel. Esqueça a aparência, era tudo sobre o aluguel. Nós éramos realmente mesquinhas com o dinheiro. Se estávamos chateadas com alguma coisa, nós desligaríamos as luzes, deitávamos, brincávamos e fazíamos cócegas umas nas outras para iluminar o humor de cada uma.”

Solar: “Foi como aço (risos). Uma mentalidade de aço. Nós quatro gostamos de brincar assim, então nos damos bem.”

Diferentes infâncias

WheeIn e HwaSa são amigas desde sua cidade natal. Ambas residiam em Jeonju, norte da província de Jeolla-do, e desde a 6ª série tiveram o mesmo sonho e fizerem testes juntas. Agora, elas estão sob a mesma empresa e inclusive estrearam juntas. Solar teve o sonho de ser uma cantora após os 20 anos, e fez o teste mais de 40 vezes. Rapper MoonByul sonhava em ser uma cantora desde o ensino médio. Os pais de todas as quatro meninas não se opuseram de verdade a seus sonhos.

HwaSa: “Quando eu era muito pequena, meus pais me levavam para as suas reuniões de ex-alunos e uma vez eles foram para um clube. Eu ainda era criança, então eles me carregaram em suas costas e foram. No entanto, meu pai me deixou sozinha por apenas um momento rápido, mas quando ele voltou, ele viu que havia pessoas se aglomerando ao meu redor. Aconteceu que eu estava cantando no meio das pessoas, usando o botão de campainha para chamar o garçom como um microfone. Meu pai me levou de volta para casa depois, e ele disse que eu continuei chutando meus pés ao ritmo da música (risos). Ele me disse que foi ali que soube que eu me tornaria uma cantora”.

Solar: “Meus pais realmente não demonstram que estão felizes. Na minha frente, eles dizem ‘Pois bem, como se você fosse se tornar uma cantora mesmo’. Porém, agora, depois de falar com os meus amigos, me disseram que meus pais dizem para mudar os seus ringtones para ‘Um Oh Ah Yeah’. Em casa eles também querem que nossas músicas se classifiquem em posições mais altas, então eles colocam músicas do Mamamoo na repetição através do site de música.”

O que o romance é para Mamamoo
Não houve proibição de namoro desde o início.

WheeIn: “Se nós pudermos ser responsáveis sobre nossas próprias ações, então nos disseram que está tudo bem que namoremos. Mas agora eu acho que sei porque eles nos disseram isso. Nós somos tão ocupadas que não temos tempo nem para encontrar nossos amigos.”

MoonByul: “Eu gosto de estar ocupada. É melhor do que estar deprimida porque não tem nada pra fazer. “

Solar: “A coisa sobre a qual nós menos falamos entre nós é rapazes. Ir para o rio Han, quando tenho tempo livre é como um presente para mim.”

MoonByul: “Os tipos ideais mudam de acordo com o filme ou o drama que eu assisto. Recentemente, vi o filme ‘Assasination’ e agora Ha Sung Woo é o meu tipo ideal.”

Sonho do concerto solo
A única coisa que Mamamoo está realmente interessado nos dias de hoje é a saúde e Mamamoo.

WheeIn: “Eu machuquei meu tornozelo durante um fanmeeting então ainda estou em processo de recuperação. A nossa saúde está se esgotando devido à nossa agenda ocupada, de modo que a primeira coisa em foco agora é a nossa saúde. Mamamoo tem um monte de metas para o futuro. Queremos obter o primeiro lugar em programas de música, e ter um concerto solo com o nosso nome no letreiro.”

Solar: “Eu estou realmente interessada em Mamamoo hoje em dia (risos). Eu pesquiso as performances de Mamamoo, artigos, até vídeos também. Quando eu os vejo, percebo coisas que eu não estava ciente na época “.

HwaSa: “Meu sonho está acontecendo da maneira que sonhei, então estou feliz por isso. No entanto, as unnies dizem que este é apenas o começo. Mamamoo ainda tem muito mais para mostrar. Queremos ser lembradas como o mais aguardado girl group.”



tumblr_inline_nzmev6WVKz1rt8enu_500

Solar
Nome de batismo: Kim Yong Sun
Data de nascimento: 02 de fevereiro de 1991
Cidade natal: Seoul
Função na equipe: Do Re Mi Fa So La Solar, vitamina, líder desajeitada
Especialidades: Licença De Líder Recreativa Nível 1, Licença De Tratamento Risos.

tumblr_inline_nzmevkj1ta1rt8enu_500

MoonByul
Nome de batismo: Moon Byul Yi
Data de nascimento: 22 de dezembro de 1992
Cidade natal: Bucheon, província de Gyeonggi-do
Função na equipe: Twinkle Twinkle MoonByul, cafonice, melosidade
Especialidade: Parecer com o Xiumin do EXO.

tumblr_inline_nzmew5Mmbf1rt8enu_500

WheeIn
Nome de batismo: Jung Whee In
Data de nascimento: 17 de abril de 1995
Cidade natal: Jeonju, província de Jeolla-do
Função na equipe: Wheeriri Whee In, estabelecer o humor do grupo
Medos: Poemas acrósticos de três letras (disse que sua especialidade era poemas acrósticos e começaram a pedir para fazer isso por onde passa, então agora ela está com medo).
Especialidade: Ter muito ritmo (até demais).

tumblr_inline_nzmg2ibmk21rt8enu_500

HwaSa
Nome de batismo: Ahn Hye Jin
Data de nascimento: 23 de julho de 1995
Cidade natal: Jeonju, província de Jeolla-do
Função na equipe: Deslumbrante HwaSa. A maknae que não parece ser a maknae
Especialidade: Ser zoada porque tudo o que faz se torna sexy.



Fãs tiozinhos¹ = O termo utilizado originalmente foi “uncle fans”, que como a maioria deve saber, se refere aos fãs homens de mais de trinta anos.

Música de estreia² = “Don’t Be Happy” não é a música de estreia de Mamamoo, e sim um single de pré-debut. Para não restar dúvidas, o grupo debutou com o lançamento de “Mr. Ambiguous”.

 

FONTE: [ MamamooTrans ]
ENG: Mamamoo Trans
PT-BR: Tefi

Deixe uma resposta

